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Opções de ações sweden


O Guia final de opções de estoque em Startups suecos.


Este é um guia sobre como criar um esquema de incentivo para os empregados que utilizam warrants (Swedish: teckningsoptioner) em empresas limitadas suecas (aktiebolag).


Atualização 18 de outubro de 2017: A partir de 1 de janeiro de 2018, novas regras fiscais para as opções de estoque em pequenas startups provavelmente se aplicam na Suécia. Isso torna mais favorável usar o que é referido como & # 8220; personaloptioner & # 8221; abaixo. Leia mais na DI Digital. Este post será atualizado se e quando a decisão final for tomada no parlamento. Por enquanto, é suficiente para entender que valerá a pena aguardar novas opções de ações até o ano que vem.


Primeiro, um resumo irá dar uma visão geral de todo o processo e destacar alguns erros comuns. Em seguida, serão discutidos diferentes tipos de programas de incentivo aos funcionários, seguidos de um mergulho profundo sobre a forma como as opções de ações suecas funcionam e como configurar um pool de opções. Finalmente, você será percorrido um processo passo-a-passo: como implementar um esquema de opção.


Disclaimer: Este site e os documentos que podem ser baixados aqui contêm informações gerais, que não são conselhos, e não devem ser tratadas como tal. A informação é fornecida & # 8220; como é & # 8221; sem quaisquer representações ou garantias, expressas ou implícitas.


A melhor maneira de criar um esquema de incentivo baseado em ações em startups suecos geralmente é usando warrants, que são um tipo de opções de compra de ações. Basicamente, a empresa emite novos warrants para funcionários, que compram os warrants em valor de mercado (por motivos fiscais, veja abaixo). Os warrants dão a cada funcionário um direito, mas não uma obrigação, de comprar ações a um preço fixo (o "preço de exercício") em uma data posterior, portanto, se a empresa estiver indo bem, os mandados podem se tornar bastante valiosos.


O prémio pago pelos empregados ao comprar warrants depende de muitas coisas, p. avaliação atual da empresa, preço de exercício e prazo de vencimento, ou seja, quanto tempo deve passar antes que os warrants possam ser convertidos em ações. O prémio geralmente é de 5 a 20% do preço atual da ação. Em outras palavras: os empregados pagam uma pequena taxa hoje e obtêm o direito de comprar ações em um preço esperançoso em poucos anos. No entanto, a menos que a empresa desempenhe bem, os mandados ficam sem valor.


Se um funcionário sair antes do esperado, a empresa geralmente pode exigir que ele / ela venda parte dos mandatos de volta para a empresa. Isso é realizado através do chamado esquema de aquisição de direitos, pelo qual o empregado ganha gradualmente o direito de reter mais e mais mandados.


Ao configurar um plano de garantia, você precisa redigir um acordo de garantia entre a empresa e cada funcionário, termos e condições gerais para os mandados e outros documentos formais. Se tudo estiver configurado corretamente, o empregado só tem que pagar impostos se e quando vender os warrants (ou as ações correspondentes) com lucro no futuro.


Lembre-se de que é bastante complicado criar um plano de garantia sem riscos fiscais. As implicações fiscais podem ser maciças se não forem feitas corretamente. Uma armadilha é se você não usa termos de mercado e avaliações. Mesmo que você faça muito do trabalho com a criação do seu esquema de garantia, consulte sempre os pareceres legais, fiscais e financeiros antes de implementar o esquema. A diferença de tributação pode ser de 25% do imposto sobre os ganhos de capital para os funcionários, se feito corretamente e se as ações não se enquadram nas regras para empresas fechadas qualificadas (sueco: kvalificerade aktier i fåmansbolag), em comparação com 57% + 31% ( imposto de renda para os funcionários mais contribuições para a segurança social para a empresa) em caso de erros.


Programas de Incentivo ao Empregado.


Você realmente precisa de um programa de incentivo para funcionários? Por quê? Você quer incentivar os funcionários a trabalharem mais? Para vender mais? Nesses casos, talvez seja melhor usar um programa de bônus padrão que ofereça incentivos a curto prazo para determinados comportamentos.


Os programas de incentivo relacionados à propriedade requerem muito mais burocracia e custam mais nas taxas de conselheiro legal e financeiro para implementar, então use com cautela. Há, naturalmente, várias razões pelas quais é uma boa idéia dar aos funcionários incentivos de longo prazo na empresa (por exemplo, cultura de empresa, interesses alinhados, situação competitiva, grande potencial de longo prazo, etc.), mas também há desvantagens (papelada, imposto riscos, um pouco complicado, os funcionários podem perder dinheiro, etc.). Este guia não irá discutir todos os prós e contras, mas assume que você decidiu implementar tal esquema ou que você tem curiosidade sobre como ele funciona.


Existem três principais tipos de programas de incentivo relacionados à propriedade:


Ações. Deixe o empregado comprar ações, seja de um dos acionistas existentes ou através de uma nova emissão de ações. Lembre-se de que a transação deve estar em condições de mercado ou a agência de impostos irá dar-lhe dificuldade. Se a avaliação da empresa for muito baixa, este é provavelmente o melhor programa de incentivo.


No total, mais barato para o funcionário do que usar uma garantia para comprar ações mais tarde.


As ações devem ser pagas imediatamente, ou seja, potencial problema de liquidez. Se o preço da ação não subir, a perda pode ser maior do que se estiver usando warrants. O empregado recebe direitos formais como acionista. Warrants (Swedish: teckningsoptioner, descrito em detalhes neste documento). Este é o esquema mais comum para as empresas com investidores existentes ou em breve, e será descrito no restante deste guia. O empregado paga o direito de comprar ações em uma avaliação fixa em uma data posterior. Se a avaliação da ação atual naquela data exceder a avaliação fixa, o empregado provavelmente exercerá o direito de comprar ações, obtendo lucro (vendendo as ações) ou tornando-se acionista (a um custo reduzido).


Limpe a tabela de cap. Investimento inicial pequeno (tipicamente 10-20% do preço atual da ação). O empregado ainda obtém incentivos similares aos acionistas atuais.


Se a avaliação da ação não aumentar como esperado ao longo do tempo, todos os incentivos (e o investimento inicial) são perdidos, o que não acontece se o empregado for acionista. O empregado precisa de dinheiro para pagar a garantia hoje e comprar ações mais tarde. Menos direitos do que para os acionistas, por exemplo, sem dividendos, sem direito a voto etc. Opções de empregado (sueco: personaloptioner). Esta alternativa é frequentemente evitada devido a implicações fiscais, tanto para a empresa como para o empregado. Em resumo: são considerados como um benefício tributável, cujo valor será calculado no dia em que as opções são exercidas e convertidas em ações. A diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado nesse dia irá definir o valor sobre o qual o empregado deve pagar o imposto de renda e a empresa deve pagar contribuições para a segurança social. Se a empresa estiver indo bem, isso pode causar um enorme problema de liquidez! No entanto, esse efeito negativo pode ser limitado e, em certos casos, isso pode até ser uma solução melhor do que garantias. Se não tiver certeza, discuta isso com o seu consultor.


Seja qual for o tipo de programa que você escolher, e não importa se é baseado em ações ou baseado em bônus, nunca é uma boa idéia simplesmente copiar e colar o programa de incentivo de outra pessoa, pois pode não dar o mesmo resultado para seus funcionários.


Como funcionam os warrants.


Uma empresa pode emitir (ou seja, criar e vender) uma garantia para um terceiro, por exemplo. Um empregado. O warrant tipicamente dá ao detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar uma ação recentemente emitida na empresa a um preço fixo ("preço de exercício") em uma data fixa alguns anos para o futuro ("data de validade").


Quando o warrant é vendido ao empregado, o empregado deve pagar o preço de mercado do warrant (o "premium") para evitar problemas fiscais. Se o preço pago pelo empregado for inferior ao valor de mercado, tanto a empresa como o empregado devem pagar impostos (contribuições sociais e imposto de renda, respectivamente) com base na diferença entre preço pago e valor de mercado.


O preço do mercado é calculado usando o modelo Black-Scholes (explicado abaixo). O valor de um warrant irá flutuar ao longo do tempo, e normalmente pode ser vendido a qualquer momento para outro terceiro, possivelmente sujeito a restrições de transferência, como o direito de preferência. Isso significa que, se a empresa estiver indo muito bem, o funcionário pode, teoricamente, depois de alguns anos ganhar dinheiro vendendo os warrants, em vez de exercitá-los, com o benefício de nunca ter que realmente comprar as ações correspondentes.


O empregado precisa pagar o prêmio à empresa em dinheiro. Isso pode ser dispendioso, dependendo da avaliação da empresa e dos termos do mandado. Você pode ajudar o empregado pagando um salário extra, mas então você tem que pagar contribuições para a segurança social e impostos sobre o rendimento. De qualquer forma, se a empresa não crescer conforme planejado, o mandado pode tornar-se inútil e o empregado perderá o investimento inicial! Tax-wise, não há problema em vender o warrant a um preço mais elevado do que o valor calculado usando o modelo de Black-Scholes, mas como os funcionários geralmente não possuem bolsos muito profundos, você deseja manter o preço o mais baixo possível.


No prazo de validade, o titular do warrant pode decidir exercer o warrant. A empresa emitirá uma nova ação e a venderá ao detentor do warrant ao preço de exercício. Se o preço de exercício for superior ao valor de mercado na data de validade, o mandado não vale a pena (é "subaquático"). Pelo contrário, se o preço de exercício for inferior ao preço de mercado, a opção será "no dinheiro".


Os termos da autorização podem incluir certas limitações, p. um direito de preferência que concede aos acionistas existentes o direito de comprar o warrant se o titular do warrant desejar vendê-lo para terceiros. Os termos também podem incluir a chamada aquisição de direitos, implementada de tal forma que, se o funcionário caducar logo após a compra dos warrants, alguns dos warrants (os "warrants" não devolvidos) devem ser vendidos de volta à empresa por um preço muito baixo. O número de warrants que devem ser oferecidos à empresa para compra está diminuindo ao longo do tempo. Após alguns anos, todos os warrants são adquiridos.


Cuidado! Por favor, note que as informações contidas neste guia aplicam-se às empresas de capital limitado sueco que emitem warrants para assuntos tributários suecos, ou seja, uma pessoa que paga imposto sobre o rendimento na Suécia. Os regulamentos podem ser diferentes se você for, por exemplo, emitir warrants para um membro do conselho americano.


Pool de opções.


Talvez você esteja planejando emitir garantias para futuros funcionários, não apenas os existentes. Talvez você tenha ouvido falar de pools de opções. Infelizmente, as empresas suecas não podem facilmente criar um conjunto de warrants para vender aos funcionários mais tarde. Pergunte-se por que você precisa de uma piscina. Se é porque você não quer refazer toda a documentação em seis meses, é compreensível, mas, infelizmente, não existe uma maneira simples de contornar isso.


Por outro lado, se você estiver discutindo com potenciais investidores e quer incluir um pool de opções na rodada de financiamento, há uma solução. Ao comunicar a tabela de cap, basta incluir um pool de opções virtuais como se já estivessem convertidos em compartilhamentos. Esta não é uma piscina real, é apenas uma maneira de comunicar a intenção. Ao fazer a documentação de investimento, lembre-se de distribuir as ações em comum em todos os outros acionistas.


Exemplo: suponha que você esteja levando SEK 1.5M de investidores e que você está apontando para uma tabela de captação pós-investimento (incluindo o pool de opções hipotéticas), onde os fundadores possuem 60%, banco de garantias 20% e investidores 20%. Então, ao executar este acordo, dividir a opção pool 20% pro rata para os outros acionistas, ou seja, os fundadores terão 75% e os investidores terão 25%. Desta forma, assumindo que você emite os warrants algum tempo depois, os fundadores serão diluídos para 60% e os investidores para 20%.


Observe também que a avaliação é diferente, dependendo se você incluir o pool de opções ou não. No exemplo, os investidores receberão inicialmente 25% para SEK 1.5M (avaliação pré-monetária de SEK 4.5M), mas após a diluição dos warrants eles serão proprietários de 20% para SEK 1.5M (pré-dinheiro SEK 6M). Ao comunicar a avaliação, certifique-se de especificar se você está incluindo o pool de opções ("avaliação totalmente diluída", ou seja, assumindo que todos os warrants são emitidos e convertidos) ou não. Se estiver planejando um pool de opções, inclua sempre isso nas discussões.


Pool de opções através da subsidiária.


Conforme mencionado anteriormente neste texto, não existe "nenhuma maneira simples" de fazer pools de opções. No entanto, isso não significa que seja um beco sem saída. Em suma, você criou uma nova subsidiária (empresa-filha) e emitiu mandados a ela. Em seguida, você emitiu warrants reais e criou um pool de opções. Quando você mais tarde deseja transferir uma garantia deste grupo para um empregado, você deixa o empregado comprar um warrant da subsidiária ao valor de mercado (novamente, usando o modelo Black-Scholes, recalculado com novos parâmetros).


Isso não resolve o problema de que o empregado tenha que pagar o preço de mercado do mandado, mas simplifica o processo um pouco se você quiser que muitos empregados em diferentes ocasiões adquiram warrants, uma vez que não é necessária nenhuma nova assembleia geral na empresa-mãe. Se considerar a implementação desse conjunto de opções, consulte sempre os pareceres jurídicos, fiscais e financeiros.


Implementando um Plano de Garantia para Empregados.


Esta seção irá guiá-lo através das etapas para configurar um programa de incentivo usando warrants.


Passo 1 e # 8211; Prepare Documentos.


Definir termos. Lembre-se: use sempre termos e avaliações de mercado! Valor atual da ação. Você quer manter o valor baixo para reduzir o prémio. A avaliação pós-moeda na última rodada de financiamento pode ser usada como um guia, mas não usa esse valor cegamente. Por exemplo, se você estiver prestes a arrecadar mais dinheiro em breve (por exemplo, dentro de 6 meses) em uma avaliação mais elevada, a agência de impostos poderia argumentar que o valor da ação deveria ser maior do que na última rodada de financiamento. De qualquer forma, é crucial ter uma boa documentação sobre como você criou a avaliação e a volatilidade (discutido abaixo). Esta documentação deve ser preparada (ou pelo menos aprovada) por um consultor financeiro com experiência nesse tipo de esquemas de garantia, talvez seu auditor ou um consultor de uma empresa de renome. Data de validade. Quando o titular do warrant terá a possibilidade de exercer o mandado? Isto depende de você decidir. Uma longa vida torna mais provável que a garantia seja "no dinheiro" (valioso), mas também aumenta o prêmio. Para uma inicialização precoce, a maioria dos warrants tem uma vida de vários anos, mas depende muito da situação da empresa. O funcionário não pode exercer os warrants antes desta data. No entanto, se a empresa fizer uma saída, os mandados podem ser previamente exercidos. Preço de greve. Este é o preço da ação que o titular do warrant deve pagar se exercer o mandado, ou seja, comprar uma nova ação. Isso também depende de você, não é necessária nenhuma ajuda legal ou tributária. Você quer mantê-lo baixo para aumentar as chances de o warrant estar no dinheiro, mas um menor preço de exercício aumenta o prêmio, então tenha cuidado. Certifique-se de não definir um preço de exercício muito otimista, pois cria um alto risco de os warrants serem inúteis. Observe a diferença entre o preço da ação e a avaliação da empresa. Exemplo: suponha que a avaliação hoje é SEK 6M hoje por 1.000.000 de ações (SEK 6 / share) e você aumenta uma rodada e diluir-se com a emissão de 500.000 ações para SEK 3M, atingindo uma pós - avaliação de dinheiro da SEK 9M, em seguida, expandindo a empresa para uma avaliação de SEK 12M. Nesse caso, a avaliação da empresa dobrou, mas o preço da ação subiu apenas 33% para SEK 8 (12M / 1.500.000 = 8). Volatilidade do preço da ação. Este é um componente matemático ao calcular o prémio, representando a rapidez com que o preço do valor pode flutuar. Quanto menor for a volatilidade, será o prémio mais baixo. Normalmente, a volatilidade pode ser de 25 a 35%, mas sempre consulte seu consultor financeiro. Interesse livre de risco. Este também é um parâmetro que afeta o prémio. Isso geralmente é o mesmo que a taxa de juros de uma bonificação do governo (veja riksbank. se) com a mesma data de vencimento que o mandado. Ao consultar o seu consultor financeiro, peça este número. Cronograma de compras. Isso não afeta o prémio, mas define o que acontece se o funcionário caducar antes do esperado. Uma configuração típica faz com que o empregado venda alguns warrants de volta para a empresa ao sair (os "warrants" não devolvidos), mais cedo os mais warrants devem ser vendidos de volta. Após algum tempo (por exemplo, 4 anos), todos os mandados podem ser mantidos (ou seja, "adquiridos"), mesmo que o empregado abandone. A aquisição de direitos poderia, por exemplo, fazer 1 / 48º dos warrants vendidos todos os meses, com um penhasco de 1 ano, o que significa que os primeiros 12 meses, nenhum dos warrants são adquiridos, mas após 12 meses, 25% são adquiridos. Exemplo: Se o empregado sair após 11 meses, todos os warrants devem ser devolvidos. Se deixar após 12 meses, 12/48 = 25% podem ser mantidos. Após 3,5 anos, 42/48 = 87,5% podem ser mantidos. Finalmente, após 4 anos todos os warrants são adquiridos; 48/48 = 100%. Uma questão crítica é o quanto a empresa deve pagar para re-comprar as ações não adquiridas. Lembre-se da regra básica? Todas as avaliações devem estar ao preço de mercado. Nesse caso, no entanto, a práxis fiscal permite que esse tipo de re-compra seja feito ao menor preço e custo de mercado (ou seja, o prêmio, uma vez pago pelo empregado). Calcule o prémio. Use Black-Scholes para calcular o prémio. Veja a versão do Google Spreadsheet ou use o arquivo Excel Black-Scholes. Prepare o Acordo de Garantia e os Termos de Licença. Dado que tudo foi bem até agora, esse passo será bastante simples. Basta pegar o Contrato Warrant e os documentos do Warrant Terms e lê-los cuidadosamente antes de atualizar todos os parâmetros. Certifique-se de entender o que está fazendo. Em caso de dúvida, fale com seu assessor jurídico. Atualize SHA. No final da estrada, quando é hora de o empregado (espero) exercer os warrants e comprar ações, o empregado deve aderir ao acordo de acionistas existente (SHA). Isso é acordado no acordo de garantia. Além disso, as partes do SHA existente devem permitir que o titular do warrant entre no SHA. Isso é resolvido por uma cláusula no SHA, obrigando as partes a aceitar os titulares de warrants para entrar no acordo. Certifique-se de que isso seja feito diretamente, pedindo ajuda a um assessor jurídico ou use os Acionistas & # 8217; Modelo de acordo. Atualize AoA. Verifique seus artigos de associação ("AoA", bolgas de dívida sueco) para verificar se você tem capital social não utilizado suficiente para cobrir novos warrants. No AoA, o número permitido de ações e capital social são definidos. Certifique-se de que a emissão de novos warrants não exceda o número máximo de ações ou capital social. Se o fizer, atualize o AoA (em uma reunião geral extraordinária) e registre-o com o Swedish Companies Registration Office (Bolagsverket).


Passo dois e # 8211; Fale com o (s) empregado (s)


Pode parecer óbvio, mas é essencial envolver o empregado no início deste processo. Depois de ler este guia, você pode entender como os mandados funcionam, mas não é tão simples! Certifique-se de que o funcionário entenda por que deseja ter um programa de incentivo com warrants e como funciona. Certifique-se de incluir:


Por que um programa de incentivo a longo prazo? Quais são os prós e contras? Por que usar warrants em vez de apenas distribuir equidade? Como funciona, na perspectiva do empregado? Por que o empregado tem que pagar os mandados? O que acontece se a empresa não crescer conforme planejado? O empregado pode perder dinheiro! Os warrants não são partes! Não há dividendos e nenhum direito de voto. O funcionário pode ter que começar uma empresa mais tarde para evitar impostos desnecessariamente elevados.


Embora seja importante se comunicar com o empregado, é tão importante não prometer nada muito cedo. A menos que você realmente esteja planejando implementar o esquema muito em breve, não prometa nada e não fala sobre a avaliação (uma vez que pode aumentar antes da implementação, aumentando o prêmio para o empregado).


Passo Três e # 8211; Executar.


Realize uma reunião do conselho. Em primeiro lugar, o conselho de administração deve fazer uma sugestão aos acionistas para aprovar um plano de mandado, ver Minuta da Reunião do Conselho (Proposta para o GM) e Minuta da Reunião do Conselho de Administração (Proposta ao GM) Apêndice 1. O apêndice 2 é uma descrição dos principais eventos na empresa desde a última reunião geral. Peça ao seu auditor ajuda. O Apêndice 1 também se refere aos Termos do Warrant. Todos os documentos mencionados podem ser baixados da StartupDocs. se. Segure o GM. Em seguida, uma reunião geral (anual ou extraordinária) deve aprovar o plano de mandado, ver a ata da Assembléia Geral. Por favor, note que ele se refere à proposta da diretoria no Apêndice 1, portanto, certifique-se de anexá-la. O GM faz todas as decisões necessárias ou o GM dá ao conselho o mandato de implementar o esquema. Nos modelos StartupDocs. se, o GM dá um mandato ao conselho. O mandato deve ser registrado no Bolagsverket, ver a versão mais recente do documento de registro no Bolagsverket (documento nº 824). Não se esqueça de pagar a taxa de inscrição. Pedidos de emissão. Agora que o conselho tem autoridade para emitir mandados aos empregados, é hora de implementar o esquema. Use o Minuto da Reunião do Conselho (Execução) ao oferecer warrants aos funcionários. Certifique-se de anexar todos os três apêndices. O Apêndice 1 é o Termo da garantia. O Apêndice 2 é o cálculo de Black-Scholes, incluindo o documento que estimula a avaliação da empresa, a volatilidade e os juros livres de risco. O Apêndice 3 é o mesmo que no passo 1 acima. Este passo pode ser feito de forma repetitiva, desde que não exceda o montante total de mandados aprovado pela assembléia geral. Além disso, se algum dos parâmetros no modelo de Black-Scholes mudou (cuidado com a avaliação), você deve começar de novo. Assine a lista de assinaturas. Quando o conselho ofereceu warrants ao empregado, o funcionário tem que subscrever os warrants (ou seja, confirmar a compra dos warrants) assinando a lista de subscrição da lista de subscrição do Warrant. Se mais de um funcionário estiver se inscrevendo, eles podem assinar a mesma lista de inscrições ou listas separadas. Hoje em dia, a lista de inscrições não é necessária, mas está incluída nos modelos StartupDocs. se, pois pode tornar o processo mais direto. Pagar por warrants. Após a subscrição, o funcionário deve pagar o prémio, de acordo com as instruções da empresa. Confirme a assinatura. O quadro deve confirmar as assinaturas. Utilize os minutos da reunião do conselho (confirmação). Entregue o certificado. Quando a transação for confirmada, o presidente do conselho assina um certificado de garantia, que é entregue ao empregado. Notificar Bolagsverket. Você deve informar o Bolagsverket da questão, ver o site da Bolagsverket para obter um modelo e pagar a taxa de inscrição. Eles precisam saber que você emitiu mandados, mas eles não se importam com quem.


Não se esqueça de manter os titulares dos warrants atualizados com o status da empresa. Por exemplo, se você após dois anos perceber que os mandados estarão subaquáticos, talvez você deva conversar com o funcionário e discutir se é sensato criar um novo esquema de garantia com base em novas condições.


Isso é praticamente isso! Este guia não abrange a forma de exercer os warrants e emitir novas ações. Há já muito escrito sobre isso, p. Ex. em Bolagsverket. Além disso, ao considerar o exercício ou a transferência de um mandado, a legislação tributária sueca pode ser duvidosa. Sempre discuta a situação com um conselheiro financeiro bem no tempo.


Baixe documentos.


5 respostas ao & # 8220; The Ultimate Guide to Stock Options in Swedish Startups & # 8221;


coisas boas. Isso é muito apreciado.


Oi! O site ainda é suportado? O campo de e-mail está quebrado.


Suécia - Imposto sobre o rendimento.


Tributação de executivos internacionais.


Conteúdo Relacionado.


Todas as informações contidas neste documento são resumidas pela KPMG AB, a firma sueca de KPMG International, com base em Inkomstskattelagen (1999: 1229), Lag (1998: 674) om inkomstgrundad ГҐlderspension, Socialförsäkringslagen (1999: 799), Socialavgiftslagen (2000: 980), Lag (1984: 1052) om statlig fastighetsskatt, Lag (2007: 1398) om kommunal fastighetsavgift, Skattebetalningslagen (1997: 483), Lag (2007: 346) om skattereduktion för hushГҐllsarbete, Taxeringslagen (1990 : 324), Folkbokföringslagen (1991: 481), Lag (2001: 1227) om självdeklarationer och kontrolluppgifter.


Retornos fiscais e conformidade.


Quando os retornos de impostos são devidos? Ou seja, qual é a data de vencimento do retorno de imposto?


As declarações de imposto individuais devem ser arquivadas até 2 de maio do ano seguinte ao ano de renda (ano civil). Extensão até 31 de maio pode ser possível.


O ano fiscal termina em 31 de dezembro.


Quais são os requisitos de conformidade para declarações fiscais na Suécia?


Residentes e não residentes.


Os residentes do ano inteiro e do ano-parte na Suécia arquivam declarações fiscais gerais. Os formulários de devolução de impostos podem ser parcialmente pré-impressos com base em demonstrações de resultados emitidas por empregadores, bancos e assim por diante. Se um cônjuge ou filho tiver renda, eles devem apresentar seu próprio retorno (não existem declarações conjuntas).


A agência fiscal emite avisos finais de avaliações de impostos de junho a dezembro no ano seguinte ao ano de renda. Quando o imposto retido excede a responsabilidade fiscal final, qualquer excesso é reembolsado quando a avaliação final é emitida. Caso contrário, se o imposto retido for inferior ao imposto final, o resíduo deve ser pago no prazo de três meses após a emissão da avaliação final.


Os juros são pagáveis ​​em impostos não pagos a partir de 13 de fevereiro do ano seguinte ao ano de resultado para impostos superiores a 30 000 SEK e, no início de maio, para impostos abaixo de 30 000 SEK.


Quais são as taxas de imposto de renda atual para residentes e não residentes na Suécia?


A renda de emprego para não residentes e renda de investimento está sujeita a imposto a taxas fixas, 20 por cento e 30 por cento, respectivamente. A renda de emprego para residentes e renda comercial para residentes e não residentes está sujeita ao imposto de renda municipal e ao imposto de renda nacional. O imposto de renda municipal é cobrado a uma taxa fixa, que varia de um município para outro. A taxa média atual é de 32,12 por cento. O imposto nacional é cobrado a uma taxa de 20 por cento na parcela da renda do trabalho entre SEK 439,000 e SEK 638,500. A taxa é de 25 por cento na parcela do rendimento do trabalho superior a 638.600 SEK.


Tabela de imposto de renda para 2017 - Renda de emprego e renda do negócio.


Imposto Municipal de Renda sobre o rendimento e a renda do negócio.


Levado com 32,12% (taxa média) no total de lucro tributável.


Imposto sobre o rendimento do rendimento e rendimentos do negócio.


A taxa marginal máxima do lucro obtido é de aproximadamente 60%.


Subsídio de renda adquirida pessoal.


Residentes do ano inteiro.


Parte Ano Residentes recebem.


Uma parcela rateada do mínimo de US $ 13,200 para o ano inteiro.


Crédito tributário pessoal para Pessoas no Trabalho (Subsídio de Trabalho)


O exemplo de cálculos acima é assumir uma taxa de imposto municipal de 32,12% (taxa média para 2018) e que o contribuinte é residente de imposto na Suécia durante todo o ano de 2017.


Tabela de imposto de renda para 2017 - renda de investimento.


Não residentes.


Tabela de imposto de renda para 2017 - Renda de emprego.


Tabela de imposto de renda para 2018 - renda do negócio.


Levado com 25% sobre o total do lucro tributável.


Imposto de renda nacional sobre renda do negócio.


A taxa marginal máxima na renda do trabalho é de 50%.


Tabela de imposto de renda para 2017 - renda de investimento.


Regras de residência.


Para fins de tributação, como um indivíduo é definido como residente da Suécia?


Um indivíduo é considerado residente na Suécia para fins fiscais se uma das três condições seguintes for cumprida:


O indivíduo tem sua casa real e habitação na Suécia. O indivíduo permanece na Suécia durante um longo período de tempo (permanência) e com apenas interrupções ocasionais.


Para ser considerado permanecer na Suécia durante um longo período de tempo, o indivíduo deve permanecer na Suécia continuamente durante seis meses. A prática da Agência Tributária baseada na jurisprudência sugere que, em média, dois dias por semana, com pernoite durante um período de seis meses, poderia desencadear a residência fiscal sueca. O empregado é um imposto ilimitado devido desde o primeiro dia na Suécia, se ele permaneceu na Suécia durante um longo período de tempo.


tem conexões essenciais com a Suécia (e tem sido um residente anterior na Suécia).


Um residente anterior na Suécia é considerado ter vínculos essenciais com a Suécia durante cinco anos após a partida, se ele não provar que ele não tem nenhuma conexão com a Suécia. Manter uma casa na Suécia é um fator forte para ainda ser considerado como tendo conexões essenciais com a Suécia.


Ao decidir se um indivíduo é residente ou não residente todos os dias contam como um dia na Suécia; dias úteis, dias não úteis e dias de viagem, desde que permaneçam na Suécia durante esse dia.


Existe um número mínimo de dias de regra quando se trata de início de residência e data final? Por exemplo, um contribuinte não pode voltar ao país anfitrião por mais de 10 dias após a cessação da tarefa e repatriar.


Não existe uma regra de número mínimo de dias.


E se o cessionário entrar no país antes de sua tarefa começar?


O status de residência será baseado na data de chegada.


Cessação da residência.


Existem quaisquer requisitos de conformidade fiscal ao sair da Suécia?


O indivíduo deve apresentar um pedido de mudança para o exterior com a Agência Tributária Sueca na partida.


Não há impostos de saída. No entanto, para qualquer remuneração recebida após a partida, mas para o trabalho realizado na Suécia, os impostos suecos são devidos, quer sob taxas de imposto progressivas normais (para residentes de impostos) ou taxa fixa de 20% (para residentes não tributários).


Por favor, note também que a Suécia procederá à entrega de ações desde a data da concessão até a data da aquisição. No entanto, o tratado fiscal aplicável deve ser analisado a partir de uma perspectiva de abastecimento.


Além disso, deve-se observar que a tributação é desencadeada se um indivíduo adiou a tributação de ganhos de capital em ações quando uma empresa compradora ou uma sociedade cooperativa oferece ações em troca das ações vendidas em vez de dinheiro.


Um indivíduo considerado não residente na Suécia após a partida pode ser sujeito a tributação sobre ganhos de capital em ações e outros valores mobiliários. Se a eliminação for feita durante dez anos após a saída da Suécia, desde que as ações / valores mobiliários fossem adquiridos enquanto o indivíduo fosse residente na Suécia, o ganho de capital ficará sujeito a imposto, desde que o tratado tributário entre os países não seja diga o contrário.


E se o cessionário voltar para uma viagem após a residência ter terminado?


Normalmente, a residência não será estendida. No entanto, deve notar-se que a residência ainda pode ser válida se puder ser concluída a partir das circunstâncias que o cessionário ainda reside na Suécia. A agência de imposto pode decidir o acima em um estudo caso a caso.


Comunicação entre autoridades imigrantes e fiscais.


As autoridades de imigração na Suécia fornecem informações às autoridades fiscais locais sobre quando uma pessoa entra ou sai da Suécia?


Requisitos de arquivamento.


Será que um cessionário terá um requisito de arquivamento no país anfitrião depois de deixar o país e repatriar?


O cessionário é obrigado a apresentar uma declaração de imposto sueca no ano seguinte ao repatriamento sobre os rendimentos provenientes da Suécia enquanto residente aqui. Os pagamentos feitos após a repatriação, mas atribuíveis ao trabalho realizado na Suécia, são tributados de acordo com o imposto de renda especial para não residentes a uma taxa fixa de 20% em vez da taxa progressiva (assumindo a não residência após a repatriação).


O cessionário deve, ao repatriar, cancelar o registro do registro nacional.


Abordagem do empregador econômico.


As autoridades fiscais da Suécia adotaram a abordagem do empregador econômico para interpretar o Artigo 15 do tratado da OCDE? Se não, as autoridades fiscais da Suécia consideram a adoção desta interpretação do empregador econômico no futuro?


De menor número de dias.


Existe um número mínimo de dias antes de as autoridades fiscais locais aplicarem a abordagem econômica do empregador? Se sim, qual é o menor número de dias?


Tipos de compensação tributável.


Quais são as categorias sujeitas ao imposto de renda em situações gerais?


A regra geral é que todas as remunerações e benefícios, sejam em dinheiro ou em espécie, em relação a um emprego ou a uma cessão temporária constituem um lucro tributável. Itens típicos de um pacote de compensação de expatriados são tratados como tributáveis ​​da seguinte forma:


A remuneração recebida sem impostos será aumentada para fins de imposto de renda para um salário bruto antes de impostos.


school tuition reimbursements cost-of-living and home leave allowances expatriation premiums for working in Sweden the benefit of free accommodation in employer-owned premises would be valued at market value.


In the case of employer-rented accommodation, the value of the benefit would probably be equal to the rent paid by the employer. Where the employer reimburses rent paid by the employee to him/her the whole amount of the rent constitutes taxable employment income for the employee. The two latter cases also apply where (higher) rents are paid for furnished accommodation.


The provisions on assessing the taxable benefit of a company car are complex. Company cars are taxed at standard values, based on a given list price. Benefit of free fuel is taxed separately from the company car.


the provision of rest and relaxation facilities, or the contributions paid to the employee and/or his/her family for such purposes, constitutes taxable income low-interest loans to employees and employer-financed stock options acquired below market value are generally taxable as employment income.


Employer’s contributions to a foreign pension plan may under certain conditions constitute taxable income, unless corresponding approval is granted or the plan is deemed to be tax qualified in Sweden or a tax exemption follows from tax treaty provisions.


employee stock options as defined for Swedish tax purposes are generally taxed at exercise.


The taxable value is determined as the fair market value of the underlying stocks at the time of exercise less the strike price of the options and any premiums paid by the employee.


under Swedish tax laws, compensation is taxable when available to the employee (at the employee’s disposal), even if paid later.


Where remuneration becomes available to the employee after his/her departure from Sweden (when he/she has become a non-resident of Sweden), such remuneration would be taxable if it refers to services previously performed in Sweden. However, the income will in this case be taxed at the non-resident rate of 20 percent.


Receita isenta de impostos.


Are there any areas of income that are exempt from taxation in Sweden? Em caso afirmativo, forneça uma definição geral dessas áreas.


Typical tax-free benefits include the following items.


Reimbursed moving expenses.


Moving expenses, including transportation of the employee and his/her family, when the move is induced by a change in the place of employment.


Private medical care.


Free private medical care is currently tax-free. However patients’ fees for care within the government financed medical system will be taxed if reimbursed by the employer.


Group life assurance plan.


Normal contributions to a group life assurance plan.


Concessões para expatriados.


Are there any concessions made for expatriates in Sweden?


The content of the rules, the conditions for them to apply, and the categories of personnel that may qualify are summarized below.


25 percent of gross remuneration is exempt from income tax. Exemption will also cover reimbursement of moving expenses, home leave (twice a year for the employee and family members), and certain school fees for nine-year compulsory school and for upper secondary school. Social security is not levied on tax-exempt amounts. Rules to apply for the first three years of the temporary stay in Sweden.


Condições.


The employee must not be a Swedish citizen. The employee must not have been resident nor had his/her habitual abode in Sweden at any time during the five calendar years preceding the year when the temporary assignment started. It is required that the temporary assignment is intended not to last longer than five years. The employer must be resident in Sweden or be a foreign enterprise with a permanent establishment in Sweden. The authority granting exemption, Forskarskattenämnden, will decide if the employee meets the necessary requirements. The decision may be appealed. An application must be filed within three months after the beginning of the assignment.


Categories of personnel.


Qualification based on Employment Income Level.


Provided that the above conditions are met, an expatriate with an employment income level exceeding SEK 89,400 (2017) automatically qualifies for the relief. However, an application will still have to be filed within three months after the beginning of the assignment.


Should not the employment income level requirement be met, the relief can still be applicable for the following categories of personnel:


Specialists and experts with an expertise not available or difficult to find in Sweden (such as technical experts). Scientists employed in industry as well as any research institute with an expertise not available or difficult to find in Sweden. Executives and other key personnel (such as directors, senior management, and top-level specialists in different fields such as administration, logistics, marketing, and IT).


Salário ganho de trabalho no exterior.


Is salary earned from working abroad taxed in Sweden? Em caso afirmativo, como?


Where a resident of Sweden performs work abroad as an employee, any remuneration received in respect of such work may be exempt from Swedish income tax under one of the following conditions:


The employment and the stay abroad last for six months or more and the income has been taxed in the country where the work is performed. The employment and the stay last for one year or more in one country. In this case, the income need not be taxed in the country where the work is performed, but there must be a bona fide reason for non-taxation, other than that the income is exempt under a tax treaty.


Furthermore, exemption will only be granted where the visits to Sweden do not exceed in average six days per calendar month or in aggregate 72 days during a 12-month period. The rules may, nevertheless, apply if the stay abroad has to be interrupted because of war, earthquake and similar circumstances or due to illness of the employee or a member of his/her family. The rules imply full exemption, that is, the exempt income is not taken into account for progressing the individual’s tax rates.


Tributação dos rendimentos do investimento e ganhos de capital.


Are investment income and capital gains taxed in Sweden? Em caso afirmativo, como?


Investment income includes dividends, interest, capital gains, and rental income from private residences. This type of income is subject to tax at a flat rate of 30 percent.


Dividendos, juros e rendas de aluguel.


Dividends are generally taxable as investment income at a flat rate of 30 percent. However, part of the dividends from closely held companies may be taxed as employment income in the hands of a shareholder who actively works or who has actively worked for the company to a significant degree during the last five years.


Interest is taxed as investment income at a flat rate of 30 percent.


Rental income from immovable property such as a private dwelling is taxable as investment income at a flat rate of 30 percent. A standard deduction of SEK 40,000, plus 20 percent of the gross rental income, is allowed. If the rental object is a flat, the 20 percent deduction does not apply. Instead, other deductions are available. Other rental income from immovable property, that is, not from private dwellings, is taxed as business income and hence at ordinary progressive tax rate.


Ganhos de exercícios de opção de estoque.


Please note that this only refers to employee stock options.


Ganhos e perdas cambiais.


Regardless if the gain accrues by a business activity or not, exchange gains are considered a taxable income in Sweden. An exchange gain is taxable as investment income at a flat rate of 30 percent.


If payments are received due to a sale of assets in a foreign currency and the money is exchanged within 30 days, the exchange rate on the day of exchange shall be applied when calculating the gain/loss.


Principais ganhos e perdas de residência.


22/30 of principal residence gains are taxed at a flat rate of 30 percent. Taxation may be deferred if a substitute home is bought within the EU and if certain criteria are met. Tax of 0.5 percent of the deferred gain is levied annually. Moreover, under general rules for capital losses, for capital losses not exceeding SEK 100,000 the taxpayer is entitled to a tax relief equal to 30 percent of the loss. Any portion of the loss exceeding SEK 100,000 will entitle the taxpayer to a tax relief of 21 percent. The tax credit can be used to set-off national and municipal income tax and the municipal real property fee.


Please note that Sweden also taxes gains on properties located outside of Sweden if the individual is a tax resident in Sweden at the time of signing the sales contract.


Perdas de capital.


Capital losses may be set-off against capital gains. Please also see above regarding deductible amounts.


Itens de uso pessoal.


On property used by the taxpayer himself/herself for private purposes gains are included in taxable investment income only to the extent that the gain exceeds SEK 50,000 per year. Losses on such assets are not deductible.


Não há imposto de presente.


Problemas adicionais de impostos sobre ganhos de capital (CGT) e exceções.


Are there additional capital gains tax (CGT) issues in Sweden? If so, please discuss.


Are there capital gains tax exceptions in Sweden? If so, please discuss.


Ativos pré-CGT.


Não aplicável. Please see above under Personal Use Items.


Disponibilidade e aquisição consideradas.


Requisições gerais de renda.


What are the general deductions from income allowed in Sweden?


In regard to employment income, the tax allowable items include expenses for travel between home and office to the extent that such expenses exceed SEK 11,000 and certain criteria are met. Increased cost-of-living during business trips, temporary assignments away from home and other necessary expenses related to the employment are allowable to deductions subject to certain restrictions.


For 2017, a resident taxpayer is granted an income-related personal allowance ranging from SEK 13,200 to SEK 34,500. For part-year residents, an allowance of SEK 13,200 is granted on a pro rata basis.


Alimony paid to a divorced spouse is deductible if the liability is established through a written agreement or by a court order. Alimony payments received constitute taxable income. Maintenance paid to children is not deductible.


Interest not attributable to a business activity is fully deductible against investment income. Where investment income totals a loss not exceeding SEK 100,000 the taxpayer is entitled to tax relief equal to 30 percent of the loss. Any portion of the loss exceeding SEK 100,000 will entitle the taxpayer to a tax relief of 21 percent. The tax credit can be used to set-off national and municipal income tax and the municipal real property fee. Any excess/loss cannot be carried forward.


A tax reduction on employment income was introduced from 1 January 2007.


Métodos de reembolso de imposto.


What are the tax reimbursement methods generally used by employers in Sweden?


The following is the normal method of recognizing tax reimbursements paid by the employer:


current year gross-up one year roll over may be used under certain conditions.


Alívio para impostos estrangeiros.


Is there any Relief for Foreign Taxes in Sweden? Por exemplo, um sistema de crédito fiscal externo (FTC), tratados de dupla tributação, e assim por diante?


International double taxation is avoided or relieved in three different ways:


deduction from income of foreign income taxes paid credit of foreign income tax against Swedish income tax tax exemption (applicable only in respect of income from employment abroad).


The rules apply only to residents of Sweden.


Sweden has an extensive network of tax treaties covering income tax. Sweden generally applies the tax credit for foreign tax relief.


Cálculo de estimativas / pré-pagamento / retenção.


How are estimates/prepayments/withholding of tax handled in Sweden? Por exemplo, Pay-As-You-Earn (PAYE), Pay-As-You-Go (PAYG), e assim por diante.


Resident employers are required to withhold income tax from salaries, wages and other remuneration, normally according to tables determined by the Tax Agency. The withholding is based on a tax bill (an A tax bill) issued automatically by the tax agency stating which tax table to use when computing the withholding. An employee may apply for an adjusted tax bill based on estimated taxable income, such as, in the case of interest expenses, high deductible losses or alimony payments to a divorced spouse. Non-resident employers without a permanent establishment in Sweden are generally not subject to the withholding requirement. Instead, the employee may apply for a Special A-tax bill and make estimated tax payments on a monthly basis.


For companies with a turnover subject to VAT less than SEK 40 million the tax collection return should be submitted not later than the 12th of the month following the withholding month. Tax withheld is due to the tax agency not later than the 12th of the month following the withholding month (in January and August the 17th). For companies with a turnover subject to VAT exceeding SEK 40 million the tax collection return should be submitted not later than the 26th of the month following the withholding month (in December, the 27th). Tax withheld is due to the tax agency not later than the 12th of the month following the withholding month (in January the 17th).


When are estimates/prepayments/withholding of tax due in Sweden? Por exemplo: mensalmente, anualmente, ambos, e assim por diante.


Interest is payable on unpaid taxes as from 13 February in the year following the income year for taxes exceeding SEK 30,000 and from early May for taxes below SEK 30,000.


Créditos fiscais gerais.


What are the general tax credits that may be claimed in Sweden? Por favor, liste abaixo.


The employee social security contributions are fully credited against the income tax.


A tax reduction can be claimed for costs relating to household services. The tax reduction equals 50 percent of the labor cost of the household service. The reduction is capped at SEK 25,000 per person and SEK 50,000 per household.


Exemplo de cálculo do imposto.


This calculation assumes a married taxpayer resident in Sweden with two children whose three-year assignment begins 1 January 2017 and ends 31 December 2019. The taxpayer’s base salary is USD 100,000 and the calculation covers three years.


Exchange rate used for calculation: USD 1.00 = SEK 8.00.


Other Assumptions.


Todos os rendimentos do trabalho são atribuíveis a fontes locais. Os bônus são pagos no final de cada ano fiscal e se acumulam uniformemente ao longo do ano. Interest income is not remitted to Sweden. The company car is used for business and private purposes and originally cost USD 50,000. O funcionário é considerado residente durante toda a tarefa. Os acordos fiscais e os acordos de totalização são ignorados para o propósito deste cálculo.


Cálculo do lucro tributável.


Cálculo da responsabilidade fiscal.


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Sweden to tweak tax on stock options to encourage start-ups.


STOCKHOLM, Dec 19 (Reuters) - Sweden will cut taxes on stock options payments for employees in small start-ups in a bid to boost investment and jobs, the government said on Monday.


The new rules, due to come in from Jan. 2018, follow criticism from music streaming company Spotify and other firms, that Sweden’s high taxes make it hard for start-ups to attract competent staff.


The centre-left coalition said that, as long as the European Commission approves the changes, stock options would be taxed as capital gains when cashed in, rather than as straight income.


Capital gains are taxed at 30 percent in Sweden against income tax that can be as high as 60 percent.


The tax break will be available for companies with up to 50 employees, sales of up to 80 million crowns ($8.5 million) and be available for up to 10 years, Finance Minister Magdalena Andersson, Markets Minster Per Bolund and Enterprise Minister Mikael Damberg said in a signed article in business daily Dagens Industri.


In April last year, Spotify said it would focus recruitment outside its home base in Sweden due to worries about getting the right staff.


In an open letter to the government, Spotify founders Daniel Ek and Martin Lorentzon said expansion in Sweden was hampered by a lack of available housing and computer programmers and by high taxes on stock options.


With more than 40 million subscribers and revenues in 2018 of 1.9 billion euros, Spotify would be too large to benefit from the changes. ($1 = 9.3369 Swedish crowns) (Reporting by Simon Johnson)


Todas as cotações atrasaram um mínimo de 15 minutos. Veja aqui uma lista completa de trocas e atrasos.


Sweden Wins EU Backing for Lower Taxes on Startup Stock Options.


Sweden will from the start of next year eliminate income taxes on stock options at smaller startup companies, meeting its vibrant tech community halfway to ward off a brain-drain to other cities such as London and Berlin.


The government received backing from the European Commission to stop taxing stock options as income at companies that are younger than 10 years, have fewer than 50 employees and revenue and a balance sheet of below 80 million kronor. Companies will be exempt from payroll levies on the options, which will be taxed as capital when they are sold.


“Personal stock options can be used at an early stage to balance the risk when an employee joins a young and innovative company,” Financial Markets Minister Per Bolund and Enterprise and Innovation Minister Mikael Damberg said in a statement.


The government, which proposed the new rules in December last year, has been under pressure to lower taxes amid protests from the local start-up community, which has helped spur companies such as Spotify Ltd. and Klarna AB. But the new rules have already been criticized as not going far enough since they only help the smallest companies and many of the larger companies have struggled to attract talent.


In an open letter published in April last year, Spotify warned that the current tax rules make stock options impossible in Sweden and argued that the proposal being pushed through now should be binned.


Lack of Lucrative Stock Options Causes Exits at Swedish Startup.


A lack of lucrative stock options at Klarna AB, one of Europe’s few technology unicorns, is causing a raft of senior exits, highlighting the tech industry’s growing dismay with Swedish tax rules.


The Stockholm-based payments company has lost at least 15 senior staff in the past year. Most recently Brian Billingsley, Klarna’s head of North America, left the company last month.


Four senior Klarna executives who have left the company in the past year contacted for this story all said that the departures were not indicative of management turmoil or strategic failings at the Swedish firm. Instead, they noted that Swedish tax laws make it difficult for Klarna to dole out the lavish stock options that typically make executives loath to leave fast-growing technology companies before they go public or are acquired.


The company was also struggling to hold on to seasoned executives because of limited room for internal promotion, the former executives said.


News of the departures was first reported by the Swedish news site Breakit. Klarna spokeswoman Aoife Houlihan confirmed the departures in an email.


Tax Protests.


Tech firms in Sweden are chafing against government rules around taxes. Under current law, stock options are taxed as income from employment, at a rate as high as 67 percent. In the U. K., by contrast, a range of options to decrease capital gains taxes are easily available.


In May last year, staff from a range of Swedish startups firms protested against the rules. In an open letter, Sweden’s flagship tech firm Spotify Ltd. warned that the current tax rules “make it impossible with stock options in Sweden.”


There are ways to avoid these consequences, Oskar Belani, a lawyer at the Swedish law firm Synch said, but they involve the employees purchasing the options at fair market value with their own income. Getting up this kind of options program requires expensive legal and tax advice as well as financial expertise to value the options, he said.


Klarna has raised $332 million in venture capital from investors that include Moscow-based investment firm DST Global and U. S. venture capital firms General Atlantic and Sequoia Capital. It was valued at $2.25 billion in 2018 when a group of insiders sold shares privately. That makes it one of Europe’s tech unicorns, or private companies valued at more than $1 billion.


The company made a profit of 169.9 million Swedish krona ($18 million) on revenue of 2.78 billion krona ($307 million) in 2018, the last year for which the company’s annual results are available.


Senior Exits.


Alongside Billingsley’s exit, Klarna’s chief financial officer, its top communications executive and several top European regional executives all left over the past year. 


Houlihan said the departures had included employees of "varying degrees of seniority" and that its "employee turnover is typical" for the industry. She declined to provide a turnover figure. She said Billingsley’s departure came as Klarna restructures its North American operations for "a new phase of expansion," moving its commercial and sales headquarters to New York City from Columbus, Ohio.


Billingsley did not respond to requests for comment.

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